Mentalidade de Dieta, já ouviu falar?

As dietas restritivas são ineficazes a longo prazo. Dieta é sinônimo de restrição e sacrifício. Mas existe outro caminho que é o de fazer as pazes com a comida e com seu corpo.

Afinal, saúde não é resultado de um comportamento isolado mas, sim, de um conjunto de atitudes.

Diversos estudos consideram que dietas restritivas são fatores desencadeantes de transtornos alimentares em pessoas com predisposição. Mesmo que não leve a um transtorno alimentar, pode gerar comportamentos alimentares transtornados.

Fazer dieta aumenta as chances de comer em excesso ou desenvolver compulsão alimentar. Também conduz a uma desconexão com as necessidades reais do corpo.

Além disso, para a maioria das pessoas, as dietas não levam à perda de peso a longo prazo. A nutrição comportamental compreende que o ato de comer também é um ato psicológico e social. Portanto, uma dieta saudável deve atender às necessidades do corpo respeitando os sinais internos de fome e saciedade, e associada com um tratamento gentil e compassivo com nosso próprio corpo.

Costuma-se haver um período de restrição, que gera resultados mais rápido. Porém, é comum que os hábitos antigos retornem e, com eles, o peso também.

Esse “efeito sanfona” acaba gerando um ciclo em que nossa vida passa a girar em torno da comida e do peso, associados a sentimentos de culpa, medo e frustração.

O movimento contrário à mentalidade da dieta é o da consciência alimentar, que visa restabelecer a reconexão com o prazer em comer, a autonomia alimentar, os sinais internos, as emoções e o próprio corpo.

Com autocompaixão e gentileza reconstruindo vínculos amorosos com nós mesmos.

Vamos tentar rejeitar a mentalidade de dieta?? 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s