Estudos mostram que o consumo de fibras entre a população adulta se mostra insuficiente quando 8-10 comparado às recomendações, sendo que existem vários fatores que podem influenciar o acesso e o consumo como renda, localização, grau de escolaridade, disponibilidade de estabelecimentos que comercializam alimentos, dentre outros .
Fibras são polímeros de carboidratos de origem vegetal, resistente à digestão e absorção no intestino delgado. Ou seja, após ingeridas, as fibras chegam intactas ao nosso intestino grosso, local em que sofrem fermentação, proporcionando assim diversos benefícios. Estas são divididas em solúveis e insolúveis. São fibras solúveis as pectinas, as gomas, a inulina e algumas hemiceluloses. A fibras insolúveis estão a celulose, as hemiceluloses e a lignina.
As fibras são um dos alimentos mais importantes pois ajudam em diversas
-> Promoção do bom funcionamento intestinal; O aumento no consumo de fibra alimentar é comumente utilizado na prevenção e no tratamento da constipação. O farelo de trigo, os cereais integrais e suplementos de fibras são amplamente utilizados pelos consumidores, o que sinaliza um conhecimento comum dos efeitos benéficos das fibras
-> Prevenção de doenças cardiovasculares, como, diabetes mellitus tipo 2, obesidade, dislipidemias:
- Um maior consumo de fibras na dieta foi associado com menores prevalências de DAC, AVC e doença vascular periférica. Os fatores de risco ligados a DCV, como hipertensão, diabetes, obesidade e dislipidemia, são também menos frequentes em indivíduos com maior consumo de fibras.
- Estudos observacionais sugerem uma relação inversa entre a ingestão de fibras e níveis de pressão arterial. Alguns ensaios clínicos randomizados identificaram uma redução nos níveis de pressão arterial decorrente da ingestão de fibras na dieta
- As fibras ocupam o lugar das calorias e nutrientes da dieta; Aumentam a mastigação, o que limita a ingestão por meio da promoção e secreção de saliva e suco gástrico, resultando na expansão do estômago e do aumento da saciedade; e as fibras reduzem a eficiência da absorção de outros alimentos no intestino delgado.
Entendi Nutri, mas qual a recomendação de fibras para mim?
A recomendação sempre é individual mas a ADA recomenda diariamente 25g e para mulheres e 38g para homens.
Amanhã tem post sobre diferenciação de fibras: solúveis e insolúveis. Fique ligado!