Fibras, quais os benefícios?

FIBRAS

Estudos mostram que o consumo de fibras entre a população adulta se mostra insuficiente quando 8-10 comparado às recomendações, sendo que existem vários fatores que podem influenciar o acesso e o consumo como renda, localização, grau de escolaridade, disponibilidade de estabelecimentos que comercializam alimentos, dentre outros .

Fibras são polímeros de carboidratos de origem vegetal, resistente à digestão e absorção no intestino delgado. Ou seja, após ingeridas, as fibras chegam intactas ao nosso intestino grosso, local em que sofrem fermentação, proporcionando assim diversos benefícios. Estas são divididas em solúveis e insolúveis. São fibras solúveis as pectinas, as gomas, a inulina e algumas hemiceluloses. A fibras insolúveis estão a celulose, as hemiceluloses e a lignina.

As fibras são um dos alimentos mais importantes pois ajudam em diversas

-> Promoção do bom funcionamento intestinal; O aumento no consumo de fibra alimentar é comumente utilizado na prevenção e no tratamento da constipação. O farelo de trigo, os cereais integrais e suplementos de fibras são amplamente utilizados pelos consumidores, o que sinaliza um conhecimento comum dos efeitos benéficos das fibras

-> Prevenção de doenças cardiovasculares, como, diabetes mellitus tipo 2, obesidade, dislipidemias:

  1. Um maior consumo de fibras na dieta foi associado com menores prevalências de DAC, AVC e doença vascular periférica. Os fatores de risco ligados a DCV, como hipertensão, diabetes, obesidade e dislipidemia, são também menos frequentes em indivíduos com maior consumo de fibras.
  2. Estudos observacionais sugerem uma relação inversa entre a ingestão de fibras e níveis de pressão arterial. Alguns ensaios clínicos randomizados identificaram uma redução nos níveis de pressão arterial decorrente da ingestão de fibras na dieta
  3. As fibras ocupam o lugar das calorias e nutrientes da dieta; Aumentam a mastigação, o que limita a ingestão por meio da promoção e secreção de saliva e suco gástrico, resultando na expansão do estômago e do aumento da saciedade; e as fibras reduzem a eficiência da absorção de outros alimentos no intestino delgado.

Entendi Nutri, mas qual a recomendação de fibras para mim?

A recomendação sempre é individual mas a ADA recomenda diariamente 25g e para mulheres e 38g para homens.

Amanhã tem post sobre diferenciação de fibras: solúveis e insolúveis. Fique ligado!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s